Capa do DVD: The Rolling Stones Rock & Roll Circus
The Rolling Stones Rock and Roll Circus: O lançamento em DVD é uma dica infalível para você que adora - ou não conhece, e quer saber o porque de tanto auê - o bom e velho rock n' roll dos anos sessenta. O projeto nasceu de uma idéia de Mick Jagger de gravar algo diferente, que não seguisse aquele velho padrão de puros shows ao vivo - misturou-se então música e circo. Números circenses intercalaram as apresentações de diversos artistas convidados, antes da apresentação final dos Rolling Stones. Cercado de polêmicas sobre o seu lançamento ou não-lançamento, o evento foi gravado em 1968 para ser um especial de televisão; porém, acabou sendo lançado somente em 1996, em CD e Vìdeo. Na época, os Rolling Stones alegaram que, como tiveram que subir ao palco de manhã cedo, após uma madrugada inteira de problemas técnicos e atrasos entre as apresentaçoes, estavam tão cansados que sua performance foi abaixo do nível aceitável por eles. À esta altura, tanto o público quanto os Rolling Stones estavam de fato exaustos.
O time de artistas escalados para tocar incluía nomes como The Who, Jethro Tull (ainda desconhecidos), Taj Mahal, Marianne Faithfull.... Mas o mais interessante mesmo foi um grupo, formado especialmente para tocar neste circo, chamado The Dirty Mac. Esta banda, ou "superbanda", como costuma ser chamada, contava com Jonh Lenon nos vocais e guitarra; Eric Clapton na guitarra; Keith Richards, dos Rolling Stones, no baixo; e Mitch Mitchel (baterista de Jimi Hendrix) na bateria. Na época, John Lennon ainda estava nos Beatles, e esta fora, de fato, a sua primeira apresentação pública sem os Beatles até então. Tocaram a canção Yer Blues, de Lennon, que está presente no Álbum Branco dos Beatles, numa performance sensacional. Depois da música, fizeram uma "jam" com Yoko Ono e o violinista Irvy Gitlis - um ato que, ao menos para mim, fez lembrar que, apesar de tudo, se tratava de um circo. A "jam", na verdade, é um blues extendido com violino e esdrúxulos vocais de Yoko Ono; acabou sendo separada em uma faixa, chamada "Wholle Lotta Yoko".
The Dirty Mac toca Yer Blues, de John Lennon. Poupei os inocentes frequentadores deste blog da continuação com Yoko Ono, porém, para os curiosos mórbidos, não é difícil encontrar no Youtube.
Em 2004, foi lançada uma versão em DVD remasterizada, que possui alguns bons extras. É interessante notar também, nas gravações, que introduções das músicas apresentadas por Mick Jagger ou John Lennon - ou os dois - sugerem uma amizade entre os dois astros. Isso ajuda a desmistificar uma idéia que existe de que havia uma rivalidade, uma animosidade entre os Beatles e os Rolling Stones. Abaixo a lista completa de apresentações musicais do DVD oficial, que são, na verdade, intercaladas na edição por números circenses, e de introdução aos artistas por membros dos Rolling Stones - a não ser a introdução dos próprios Rolling Stones, feita por John Lennon:
Song For Jeffrey - Jethro Tull
A Quick one While He's Away - The Who
Ain't That a Lot Of Love - Taj Mahal
Something Better - Marianne Faithfull
Yer Blues - The Dirty Mac
Wholle Lotta Yoko - Yoko Ono e Ivry Gitlis com The Dirty Mac
Jumping Jack Flash - The Rolling Stones
Parachute Woman - The Rolling Stones
No Expectations - The Rolling Stones
You Can't Always Get What You Want - The Rolling Stones
Nenhum comentário:
Postar um comentário